RESUMO DO PROJETO
RESUMO DO PROJETO
A Anemia Falciforme (AF) é a doença monogênica mais prevalente no Brasil, caracterizada pela formação da Hemoglobina S (HbS), que modifica a forma e função dos glóbulos vermelhos. Uma das consequências dessa condição é a hemólise intravascular, que aumenta a enzima arginase, reduzindo os níveis de arginina e, consequentemente, a concentração de Óxido Nítrico (NO), um vasodilatador importante para manter o diâmetro vascular.
No Brasil, o tratamento mais utilizado é a Hidroxiuréia (HU), que contribui para manter níveis elevados de Hemoglobina Fetal (HbF), protegendo contra crises álgicas e vasoclusivas. No entanto, a HU também é citotóxica, exigindo a busca por outras substâncias que possam auxiliar no tratamento, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e reduzindo custos para o serviço público, já que a doença requer tratamento vitalício.
Nesse contexto, a suplementação de L-arginina, um aminoácido sem efeitos adversos conhecidos e substrato para a formação de NO, pode funcionar como coadjuvante no tratamento da AF, mantendo o diâmetro dos capilares sanguíneos e reduzindo crises de vasoclusão recorrentes e suas complicações graves.
O projeto visa analisar a eficácia da L-arginina como protocolo terapêutico coadjuvante à HU no tratamento da AF. A pesquisa é inovadora por permitir uma melhor qualidade de vida ao reduzir as crises de vasoclusão, principal motivo de internações, e por facilitar o acesso universal a essa terapia coadjuvante, garantindo que todos os pacientes tenham acesso a tratamentos mais eficazes e seguros, potencialmente diminuindo os custos para o serviço público.
A metodologia rigorosa do estudo garante avaliar a eficácia da intervenção com uma substância de perfil seguro e potencial para melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A intervenção terapêutica proposta pode ser facilmente implementada no contexto clínico, aumentando seu potencial de impacto prático.
OBJETIVO GERAL
Analisar o uso da L-arginina como um protocolo terapêutico coadjuvante com a hidroxiureia em pacientes adultos com anemia falciforme acompanhados no serviço do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Ceará (Hemoce), utilizando associação da hidroxiureia com L-arginina e placebo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Determinar o perfil sócio demográfico dos pacientes atendidos no Hemocentro do Estado do Ceará (HEMOCE);
Avaliar o perfil hematológico, de reticulócitos, níveis de NO e a concentração da HbF, HbS a cada três meses de tratamento nos grupos placebo e estudo;
Determinar o perfil clínico (frequência de dor, número de hospitalizações, frequência de infecções) dos pacientes, a cada três meses de tratamento nos grupos placebo e estudo;
Avaliar a dosagem sérica de arginase nos grupos placebo e estudo.
PARTICIPANTES
Romélia Pinheiro Gonçalves Lemes - Coordenadora
Tamara Gonçalves de Araújo
Rosangela Pinheiro Gonçalves Machado
Luan Rebouças Castelo
Adriano Evangelista Maia
Suzzy Maria Carvalho Dantas
Tatyane Oliveira Rebouças
Diego Thiers Oliveira Carneiro
Darcielle Bruna Dias Elias
Maritza Cavalcante Barbosa
Gisele Sousa Sales Andrade
PUBLICAÇÕES